Notícias

O momento do profissional de expansão varejista por Administrador

Postando em 08/04/2015

Marcos_Hirai_BGH.jpg

Fazer carreira no varejo era, há algum tempo, uma ocupação temporária e dificilmente fazia parte do objetivo de carreira dos jovens. Quem trabalhava no varejo era muitas vezes visto como “alguém que não teve outra oportunidade na vida”. Mas já faz alguns anos que o varejo deixou de ser coadjuvante para ser protagonista da economia brasileira, além de maior empregadora. 


Fazendo um retrospecto, há cerca de 20 anos o varejo era dominado majoritariamente por redes familiares, informalidade, lojas desorganizadas, pouco informatizadas, gestão baseado no feeling do dono, amadorismo e pouca atenção para a organização e aparência das lojas e da exposição de produtos. 

Beneficiado pela estabilidade da moeda, pelo incremento das políticas sociais e com o consequente ingresso de 40 milhões de novos consumidores (classe C), o varejo ganhou fôlego para se preparar para crescer e consequentemente evoluir. Redes internacionais ingressaram no Brasil, adquirindo redes ou comprando participações e trazendo na bagagem tecnologia e conceitos avançados de gestão e organização. A popularização do cartão de crédito e o cerco à sonegação de impostos pelo governo somados ao crescimento do sistema de franquias e da forte proliferação dos shopping centers nas cidades brasileiras completam o quadro.

Num panorama como este, o patinho feio começou a virar cisne e muitos jovens começaram a pensar seriamente em trabalhar no varejo e fazer carreira! Sim, agora o varejo se profissionalizou e ganhou um outro status. Trabalhar em varejo oferece um rol de oportunidades, com bons salários e desafios iguais ou superiores a de qualquer outro segmento da economia.

Mas um problema aflige o varejista - a falta de mão de obra qualificada. Num segmento acostumado a promover “gente de casa”, como o empacotador, que vira caixa, que vira gerente, que vira supervisor, que vira comprador, que vira diretor; agora precisa contar com profissionais e executivos mais preparados para a concorrência cada vez maior e com os desafios impostos pelas margens de lucros cada vez mais apertada e consequente aumento de eficiência. A presença dos players globais também exige esta qualificação.

Como alternativa de qualificação profissional nesse nicho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie possui o curso de MBA de Expansão do Varejo, com início de turmas em maio. Serão 512 horas ministradas em dois anos de curso, que conta com executivos varejistas brasileiros entre os professores.

 

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

 

TAGS - varejo; profissionais; carreira;

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...