Notícias

Novo mobiliário lança Portugal na Semana de Design de Pequim por Administrador

Postando em 10/09/2014

Cadeiras.jpg

Quatro exposições do projeto "Art on Chairs", que pretende revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de setembro. Cerca de vinte empresários de Paredes e o presidente da Câmara local são esperados em Pequim durante o evento, que ocorrerá de 26 de setembro a 03 de outubro em vários locais da cidade. 


Lançada em 2009, a Beijing Design Week assume-se como "um laboratório de perspectivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo". "É a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia", disse o coordenador internacional do projeto, Emanuel Barbosa. 


A participação do "Art on Chairs" (Arte em Cadeiras), projeto desenvolvido há três anos em Paredes sob o lema "mais design, mais indústria", é organizada em colaboração com a revista chinesa Casa International. Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do gênero em Portugal, com cerca de 1.000 alunos, é também diretor criativo daquela publicação. "O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia", afirma Emanuel Barbosa.


Depois de Pequim, a "Art on Chairs" irá apresentar-se em Singapura, Paris e Milão, adiantou o responsável. A arquitetura portuguesa também estará presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.


Mais de 2.000 profissionais do setor, entre os quais 300 estrangeiros, participaram na Beijing Design Week de 2013, que teve Amsterdã como cidade convidada. Este ano será Barcelona.
 

TAGS - impulso, pequim, design

Mais Notícias

  • Preço do móvel fica estável no varejo em junho por Administrador

    Diferente da inflação geral medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, em junho o preço dos móveis permaneceu praticamente estável, com elevação de apenas 0,02%. Enquanto isso o IPCA geral registrou alta de 1,26%, a maior taxa para o mês desde 1995 (2,26%), e 0,86 ponto percentual (p.p.) acima do 0,40% registrado em maio. De janeiro a junho o IPCA geral registrou eleva...

  • IPCA-15 de mobiliário sobe 0,84% em junho por Administrador

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 1,11% em junho, mostrando forte aceleração (0,97 ponto percentual p.p.) em relação a maio (0,14%). A taxa de 1,11% em junho repete a de junho de 1996 e foi a maior variação para um mês de junho desde 1995 (2,25%).  Correspondendo a cerca de 60% das despesas das famílias, os grupos Alimentaç&a...

  • Preço dos móveis sobe forte em maio por Administrador

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de maio foi de 0,40% e ficou 0,18 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,22% registrada em abril. O acumulado no ano (1,33%) foi o menor para um mês de maio desde a implantação do Plano Real. O acumulado nos últimos 12 meses subiu para 2,86%, enquanto havia registrado 2,76% nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 20...