Notícias

Novo mobiliário lança Portugal na Semana de Design de Pequim por Administrador

Postando em 10/09/2014

Cadeiras.jpg

Quatro exposições do projeto "Art on Chairs", que pretende revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de setembro. Cerca de vinte empresários de Paredes e o presidente da Câmara local são esperados em Pequim durante o evento, que ocorrerá de 26 de setembro a 03 de outubro em vários locais da cidade. 


Lançada em 2009, a Beijing Design Week assume-se como "um laboratório de perspectivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo". "É a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia", disse o coordenador internacional do projeto, Emanuel Barbosa. 


A participação do "Art on Chairs" (Arte em Cadeiras), projeto desenvolvido há três anos em Paredes sob o lema "mais design, mais indústria", é organizada em colaboração com a revista chinesa Casa International. Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do gênero em Portugal, com cerca de 1.000 alunos, é também diretor criativo daquela publicação. "O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia", afirma Emanuel Barbosa.


Depois de Pequim, a "Art on Chairs" irá apresentar-se em Singapura, Paris e Milão, adiantou o responsável. A arquitetura portuguesa também estará presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.


Mais de 2.000 profissionais do setor, entre os quais 300 estrangeiros, participaram na Beijing Design Week de 2013, que teve Amsterdã como cidade convidada. Este ano será Barcelona.
 

TAGS - impulso, pequim, design

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...