Notícias

Venda de móveis sobe em maio por Administrador

Postando em 12/07/2017

154.jpg

Em maio de 2017, o comércio varejista nacional registrou variação de -0,1% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. Para essa mesma comparação, a receita nominal mostrou variação de 0,2%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral voltou a sinalizar estabilidade, tanto para volume de vendas (-0,1%), quanto para receita nominal (0,0%).

No confronto com igual mês do ano anterior, na série sem ajuste sazonal, o volume de vendas apontou crescimento de 2,4%, segunda taxa positiva consecutiva no ano. Com isso, o índice de volume do varejo acumulou recuo de 0,8% nos cinco primeiros meses do ano. O indicador acumulado nos últimos doze meses, com queda de 3,6% em maio de 2017, permaneceu sinalizando redução no ritmo de queda iniciado em outubro de 2016 (-6,8%). Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 3,1%, 1,8% e de 3,5%, respectivamente.

O setor de Móveis e Eletrodomésticos, com variação de 13,8% no volume de vendas em relação a maio do ano passado, registrou o principal impacto positivo na formação da taxa global do varejo (2,4%). No mês de comemoração do Dia das Mães, a dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à redução da taxa de juros às pessoas físicas e a recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos. As vendas desse segmento acumuladas no ano mostraram avanço de 4,6% e, no acumulado em 12 meses, a taxa ainda permanece no campo negativo (-4,7%).

 

Venda de móveis sobe 2%

Em maio o IBGE identificou alta de 2,0% no volume de venda de móveis no País. É a primeira elevação no volume desde junho de 2014, mês em que foi registrada alta de 4,6%. Portanto, há 23 meses não se verificava expansão no volume de vendas de móveis no comércio.

Em receita nominal de vendas, outro indicador do comportamento do varejo medido pelo IBGE, as vendas de móveis registraram alta de 3,0% em maio. Isso não acontecia desde outubro de 2014, mês em que se verificou alta de 2,1% neste indicador mensal.

Essa constatação já é motivo para comemoração pois pode significar o fim da recessão no varejo de móveis. E isso é ainda mais importante quando se observa que em volume de vendas o estado de São Paulo, que responde por quase um terço das vendas, registrou alta de 17,7% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Distrito Federal registrou elevação de 30,2% e o Espírito Santo liderou a expansão com 48,7%.

No acumulado do ano, em volume de vendas a queda ainda é significativa quando comparado os primeiros cinco meses deste ano com o mesmo período de 2016: -15,1%. Nos últimos 12 meses, também nesta base de comparação, o recuo no volume de venda de móveis é de 10,1%.

Veja abaixo o desempenho do setor de móveis em maio em volume de vendas, segundo a pesquisa mensal do IBGE, nos meses de dezembro a maio:

 

TAGS - Comercio, Setor Moveleiro, Volume de Vendas

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...