Notícias

Produção estável após 21 meses de queda por Administrador

Postando em 22/09/2016

73.jpg

Os dados da Sondagem Industrial mostram que em agosto, após 21 meses de queda, a produção industrial não recuou na comparação com o mês anterior. Embora a utilização da capacidade instalada permaneça baixa (66%), o percentual é o mesmo de agosto de 2015. Foi a primeira vez desde abril de 2014 que o indicador não caiu na comparação anual. 
Considerando as grandes indústrias em separado, os dados são ainda mais favoráveis. Nas empresas de grande porte, o índice de evolução da produção mostra crescimento da produção em agosto frente a julho e a UCI das empresas do porte alcançou 71%, percentual superior ao registrado em 2015.
As expectativas não se alteraram, mas permanecem positivas de uma forma geral. Os empresários esperam aumento da demanda, da quantidade exportada e das compras de matérias-primas. Contudo, a expectativa de novas reduções no número de empregados se mantém.

 

Estabilidade da produção e desaceleração do ritmo de queda do emprego

Em agosto de 2016, o indicador de evolução da produção registrou 50,8 pontos. O índice ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, o que não ocorria desde novembro de 2014. O índice ainda não se afastou o suficiente da linha para afirmar que houve um crescimento da produção (a distância para a linha divisória é inferior a margem de erro do indicador, 1,0 ponto), mas interrompe uma sequência de quedas na produção que já durava 21 meses. 
O índice de evolução do número de empregados, ficou em 46,3 pontos e, permanece abaixo dos 50 pontos. Embora o índice aponte que houve nova queda do emprego industrial em agosto, o ritmo de queda está desacelerando. O índice é o maior desde dezembro de 2014. 
Os índices de evolução da produção e de número de empregados variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam queda da produção e/ ou do número de empregados. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, mais intensa e disseminada é a queda.

 

TAGS - Produção Industrial, Estabilidade na Produção

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...